" Tenho em mim todos os sonhos do mundo "


Fernando Pessoa

segunda-feira, 5 de abril de 2010

É a pd a jabadar!!

Olá!!
Que saudades.. Do barulho que fazemos dos cafezinhos. Ju, que saudades do verde.. A neve aqui já esta toda a derreter mas ainda não começaram a nascer as flores!Eu quero sol e verde!!!
Bem, tenho tanta coisa para contar, que tenho preguiça de escrever..
Como estou num coomputador que não é o meu, não vai dar para postar fotos!!
Bem, começando pelo ínicio. Entre festas, trabalho e férias só vou contar o que fiz assim de mais diferente..
Já fui fazer Cross country ski (7 de Março). É muito fixe, só que é super cansativo!!! Primeiro é como é que calço estas luvas e ponho estas coisas nos pés?? Posto o equipamente como é que começo a andar. Perante o desespero das nossas caras (estavamo-nos a matar de rir porque não nos cpnseguiamos mexer do sitio onde estavamos), um casal muito sinmpático lá nos ensinou como deviamos andar. Tudo orria bem enquanto o chão era plano... Depois, eis que aperece uma súbida.. Em que em vez de andarmos para a frente começavamos a escorregar para trás.. não têm a noção do que nos rimos e dos bate-cus. Ficamos tão cansadas!!! Mas vale a pena.. Estava eum dia mesmo bonito de céu limpo e era só arvores e neve!! Amazing!!
Também já experimentei a sauna e lago gelado!! Sim, é verdade!Tenho fotos que o provam! Quando entrei na sauna, odiei e pensei para mim nunca mais cá volto. Estavam 110º e quase não conseguia respirar. No segundo a seguir a lá ter entrado já suava coo sei lá o quê... Mas depois amei, achei fantástico e nõ queria sair de lá! Eles fazem um buraco gigante no lago para lá se poder nadar. Entrar no lago, ai meu Deus que frio.. Mas sair é pior, custa muito mais!! Mas conclusão adorei e sem dúvida que é para voltar a repetir!!
Também fuia um jogo de hoquei no gelo. Era entre as duas equipas da cidade de Tampere e era assim um dos jogos mais esperados do ano.. Era tipo um jogo Gumarães - Braga, só que as equipas eram da mesma cidade... Adorei o jogo. Apesar de esta gente ser muito menos emotiva do que nós durante os jogos!! O Miciel lá me explicando as regars do jogo. É um desporto um bocado para o agresssivo, mas muito porreiro. Teve direito a prolongamento e porrada. A meio do jogo lá se via capacetes e stikers a voar. Demais!!!!!
No dia 19 de Março fizemos o tão esperado jantar Português!!! O melhor jantar de todo o sempre. Ementa:
Entrada - Sopa de feijão vermelho
Prato principal - Carne de Porco à Alentejana
Sobremesa - Bolo de Chocolate
Bebida - Sangria
Minha gente, era tudo em grande quantridade cmomo nos tipicos jantar portugueses. Esta gentinha fartou-se dfe comer e beber. Tanto que depois nem de casa sairam e foram pa caminha dormir que a borracheira já pesava muito. O jantar teve direito a cantarmos fado, músicas a académicas, Imaculada, e se o .. , mao direita é penalti... O vedadeiro fim do mundo. Toda a gente adorou e dizem que querem muito vir a Portugal e ao jantares académicos.. Ah e no ínicio fizemos um pp a falar de Portugal. Com mapa, bandeira do país (explicamos os diferentes significados), falamos de coimbra, da serenata, da queima, da praxe. Falamos também de Guimarães e do vitória, Claro!!! Falamos da comida, dos diferentes tipos de dança tradicional, do fado e por fim diferentes fotos das diferentes regiões.!!!
O meu curso de finlandês ja acabou e PASSEI!!!!!!!!
Na semana passada estive de férias.Então fui passear!!
Na segunda e na terça estive em Helsinquia!! É uma cidade muito bonita, com cada edíficio mais bonito do que o outro. Fomos também visitar uma ilha de Helsinquia que é uma ilha-forte. Andamos por lá, vi paisagens lindissimas.. Soube mais um pouco da história deste país! Eu e a Carolina estivemos a tomar café num café lindissimo de Helsinquia.. Pa, babei-me! Fomos sair à noite. Dançamos vimos gente que dançava de forma muito estranha. È impressionanate a quantidade de gente diferente que se pode encontrar em Helsinquia.. Aconselho a toda a gente!
Depois, em Helsinquia apanhamos o barco para Tallin. Um barco gigante tipo Titanic. Tinha, acho eu, 9 andares como tudo: hotel, restaurante, cafe, super-mercado... Era tipo um prédio.... Mas fomos s viagem toda a dormi porque estavamos muito cansadas..
Tallin é uma cidade muito bonita. Tem a parte da "old town" e "new town".. Ficamos hospedadas num hostel na "old town". É uma cidade medieval entre muralhas. Tomamos cafezinho e comemos um pastelzinho de carne que nos soube tão bem, num cafezinho num edificio do seculo XVII, todo medieval e com as empregadas vestidas a rigor!!
Passeamos muito e.. Encontramos vinho do Porto barato!!! Aaaaaaaaaahhhhh!!!! Histerismo total!!! Compramos!!!
Na viagem de volta aproveitamos que as cenas eram mais baratas para comprar mais vinho, long drink (que eles ca bebem muito, e é bom!) e MMs para mim e maltesers para a Carolina. No barco comprei um perfume muito bom... Aproveitei para vir cá fora ver a bonita paisagem!! Aproveitar o ventinho, gritar com a Carolina "I'm the king of the World"! Quando estavamos no 7º andar do barco também fizemos aquela coisa estupida e nojenta de cuspir...
Dentro do barco la fomos a viagem toda no café "Grand fiesta" com um grupozinho ao vivo a tocara aquela musica de velhos para dançar. Vi um casala a dar um tralho excepcional que me fez rir quase a viagem toda....
Depois voltamos para Tampere!!
Na sexta à noite partimos de viagem para a Lapónia. 7h e meia de comboio... Fomos para uma cidade chamada Kemi onde não havia ninguém....
Nosábado à tarde fomos fazer huski safari.. Altamente! Sim Sofia, tirei fotos a alguns caezinhos fofinhos para depois te mostrar!!
Olhem uma coisa fora do normal.. É tipo de repente, esarem num sitio completamente diferente. Sabem quando algumas vezes estamos a ver um filme e pensamos: "Hey era mesmo fixe estar ali ou fazer aquilo". E de repente estás a fazer uma coisa que nunca sequer imaginaste fazer num sitio onde nunca tinhas imaginado estar.. Tipo estou na Lapónia a fazer um safari com huskis a paisagem é de fotografia, só neve e árvores daquelas gigantes verdes... Chhhhhui!! És só tu ali... Hmm que paz!!
E a tendinha feita de peles, totalmente primitiva a tomar cafezinho quentinho e bolhachinas com os cães a andarem à tua volta..Fantástico!!
Depois deste safari, tomar banhinhi porque vamos ao Castelo de Gelo... De gelo??Mas todo de gelo?? Sim, e tem um hotel com quartos de gelo..
Que lindo!!!!! Nem sei explicar. Imaginem um castelo a sério, mas todo de gelo.. A temperatira interior era de -12ºC e a temperatura das paredes -24ºC. Lindo!! Os quartos.. Jamais era capaz de dormir ali, um frio!! E tinha quarto de nupcias..Não era eu que lá ia passar aminha Lua de Mel.. Depois fomos jantar ao restaurante do castelo de gelo com mesas de gelo. Complemtamente fora do normal.. Mesa de gelo, paredes de gelo, chão de gelo, -12ºC. A senhora traz mantinhas e sumo qente, que bom!! Comemos super rápido porque a comida arrefece mmuito rápido. Comida deliciosa... Foi tão bom!! Dos melhores jantares da minha vida. E sem dúvida o mais diferente!!!
De volta para o hotel fomos fazer sauna e depois.. Vamos todos para o nosso quarto beber.. A Elizabee trouxe uma garrafa de vinho do Porto e o pessoal adorou. A música do "Mão direita dá direito a penalti, é penaltiii!" veio outra vez à baila e o pessoal já a decorou.. É um máximo ouvi-los a cantar isto, fartei-me de rir.. Como é obvio, depos de tanto cantar, lá foia mulher da recepção reclamar conos co que estavamos a fazer muito barulhoe que 4 quartos ja tinha telefonada o reclamar!!! Pronto, vamos lá dormir!´
Dia seguinte apanhar comoboio rumo à próxima paragem: Rovaniemi (a cidade do Pai Natal).
Fomos visitar a Vila do Pai Natal e o Pai Natal... O Pai Natal existe!!! Esytive sentada no colo dele e tenho fotografias e provar!!
Vocês têm de ver o video (não sabiamos que estavamos aser filmados). Tipo, nós ficamos histéricos. É o Pai Natal!!!!! É gigante!!!!
Só tenho uma coisa para vos dizer: Fantástico!!!!!!! Nunca experienciei nada tão diferente..
Desculpem por me ter prolongado tanto..
Talvez amanha ponha as fotos..
Beijinhos pascoais!!

5 comentários:

  1. OH MINHA NOSSA!

    ADOREI PD!
    o safari, o castelo de gelo, o bar medieval, o pai natal! que inveja, FUCK!

    que experiência única que tas a ter! e tas a aproveitá-la bem =)

    Continua a fazer essas coisas diferentes!

    Ps: PARABéNS PELO CURSO FINLANDÊS! xD

    BEIJOOO

    ResponderEliminar
  2. PD Q MAXIMOOO ! :D
    ADORO OS TEUS POSTOS ADOOOROOOO !
    da tanta vontade de irmos ter ctg :')
    tou mortinha por ver as fotos TODAS :D

    Pd eu s visse o Pai Natal matava-me , eu axo q ia ficar tao tao euforica q m dava uma coisa xD
    o castelinho *.*
    aiii..
    e PARABENS FINLANDESA !
    AH, n t esqeças de no proximo post falar da HUNGRIA HUNRTZ !!!!

    beijinho grande Pd :) *

    ResponderEliminar
  3. Se já tens curso de finlandês, porque raio está em português o post?

    ResponderEliminar
  4. Dids sempre com grandes pensamentos xD

    PDZA! queremos notícias =) Também preciso de falar contigo :D

    BEIJÃAAO!

    ResponderEliminar
  5. Ju, CONTA!!!
    Manda mail, sms, liga-me.. Qualquer coisa, mas conta-me o que é?
    Beijos

    ResponderEliminar