" Tenho em mim todos os sonhos do mundo "


Fernando Pessoa

domingo, 28 de março de 2010

Queria ser enfermeira..

Ontem e hoje estou orgulhosa. tenho um doente com esclerose Múltipla em estado avançado (Não se consegue mexer do pescoço para baixo, contudo, está completamente lúcido e consciente de si).
Já há uns dias que tenho vindo a cuidar dele. Fala comigo (em Finlandês), mas não percebo nada. Como resposta sorrio.
Ontem, quando entrei no quarto dele para dizer "Huomenta" ele não disse nada. Simplesmente olhou para mim e pela primeira vez sorriu e piscou-me o olho.
É bonito perceber que na prática, a teoria de que a paralinguagem é mais significativa do que a linguagem, realmente existe. Sei que linguisticamente falando não percebemos nada um do outro mas, ao longo destes dias, gestos e expressões bastaram para nos entendermos.
Fiquei orgulhosa de mim e do meu trabalho. Porque não interessa o que dizem os nossos professores ou chefes, quando no fim de tudo é um sorriso do nosso doente que recebemos.
Por isso digo: gosto de ser enfermeira (ou aspirante a).
Escrito a 14 de Março!

5 comentários:

  1. q lindo PD :')
    temos mt orgulho em ti..
    o sorriso é a linguagem universal :)

    ontem tivemos no Terra de Ninguém e por ser o Dia do Teatro, tivemos a teatrar xD
    imitamos todas nós, mas dps qd vieres vamos repetir :D
    o Didi dps tb foi ter connosco :)
    e tivemos um bocadinho c o Jammy , eu fui a Igreja de S. Francisco c ele, ver a actuaçao da irma dele q pertence ao do Orfeao :)
    conheci a familia TODA dele e acho q todos ficaram a pensar q nós somos namorados xD
    ah, antes de irmos para o Terra do Nunca (terra de ninguem) LOL tivemos no Túnel e expulsamos as pitas q tavam lá, pois tavamos mt caladiiiinhas, mt sossegadiiinhas, como o custume xD
    e ficamos c a sensaçao q puseram a musica mais alta por nossa causa, para nos OUVIREM MELHOR LOOOL beijinhoo PD :) *

    ResponderEliminar
  2. Oh Pd tão bonito =)

    É assim que se vê que vais ser uma óptima profissional porque gostas do que fazes e poes a tua personalidade nisso =)

    Continua a sorrir =)

    Ps: eu nao tive tambem com elas na Terra do nunca (como diz a pau xD ) tive no Alentejo nas Jornadas de Biologia da Conservação, que by the way estava lindo e taaaao verde como nunca vi o Alentejo =. Adorava ter visto o teatro ahah quem fez de quem?

    BEIJO PD

    ResponderEliminar
  3. Oh pdziiiinha :') é mesmo tocante ler o que escreveste... a enorme capacidade de expressão que podemos ter mesmo falando línguas diferentes :)

    de resto que mais nos contas ? Não há novidades Hungaras?:p

    Eu a novidade que tenho é que, após muito ponderar, decidi não entrar na Tuna Feminina de Medicina Dentária, e entrar no ESN- Erasmus student network:

    "Aplicando o príncipio “estudantes ajudam estudantes”, este sistema permite que os alunos da Universidade do Porto ajudem os estudantes estrangeiros na sua chegada e primeiros dias na cidade."


    "O Buddy System permite integrar os alunos da UP com os alunos estrangeiros que todos os semestres vêm estudar para a nossa cidade. Assim, apresenta-se não só como uma actividade que te permite conhecer novas culturas, praticar uma língua estrangeira (aprendendo alguma coisa de outras línguas novas), mas sobretudo, uma forma de fazer amigos, integrando-te um pouco no espírito Erasmus!"



    Pronto, é isto ;) Vou à proxima reunião que houver x)

    PD DIZ COISAS !

    BEIJO!*:)

    ResponderEliminar
  4. PD, a ana ja foi pa NY!

    Continuo a não conseguir fazer comentarios com o meu perfil.

    Ps: a keit continua a cheirar mal

    ResponderEliminar
  5. pd! ttens que criar facebook, eu sei que resistes até ao fim,mas é mesmo fixe agora não se fala de outra coisa! ahaha No telejornal até disseram que era um vício como a droga e o alcool !LLOOL

    Ontem fizemos um jantar em casa da Ju, o xavi e o miguel tambem foram =') e depois fomos tomar cafe pro Terra de Ninguém.... :))

    Beijinho e dá noticias !!**

    ResponderEliminar